Pão é necessário?

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Com as intensas opiniões de uma grande parte dos profissionais da Nutrição se posicionando contra o glúten e os produtos derivados de trigo, caiu significativamente o consumo de pão industrializado. Por isso, assistimos  na mídia a campanhas incentivando o consumo de cereais, proclamando diversos males para a saúde se seguir as dieta livres de trigo. Mas,  o trigo é realmente necessário? Durante séculos, o homem consumiu pão e cereais, mas os nossos problemas de saúde pioraram desde os anos 60, quando os processos de refino foram estabelecidos para maximizar a produção.

Assim, quando falamos que devemos parar de comer pão, nos referimos a pão de trigo produzido industrialmente. Outros pães, como o verdadeiro integral, um feito com farinha de trigo real e farelo não adicionado, ou pães com fermento natural e germinados não tem esse problema se tomado com moderação e se não houver intolerância.

Quais seriam os efeitos negativos da saúde pão industrializado?

Ele tem impacto negativo sobre a regulação dos hormônios  da saciedade e a insulina.

É um produto inflamatório. Afeta citoquinas, hormônios  reguladores da resposta inflamatória.

Provoca danos ao intestino. Trigo refinado, afeta a absorção adequada de nutrientes no intestino.

É viciante. No cérebro, libera os opiáceos  endógenos.

Engorda. De acordo com múltiplos estudos, o consumo de pão branco está diretamente relacionada com o excesso de gordura abdominal e um aumento do risco de excesso de peso ou obesidade.

Se diminuir ou evitar o consumo de pães biscoitos e bolachas industrializadas, vai significar uma redução significativa em calorias em nossa dieta, e diminuirá a inflamação.  Diminuirá também o desejo de comer mais.

Carboidratos e açúcares são o combustível preferido para os nossos cérebros, mas não o mais saudável ou recomendado.

Ao abandonar o consumo, podem aparecer pequenos sintomas de abstinência. Sensação de estar mais fraco, monótono, sonolento e irritável  pode ocorrer. Não se desespere, nem sucumba. Continue com os vegetais e frutas frescas, proteína de qualidade e água.

Em poucos dias a sensação passa e começa a sentir nitidamente mais energia e disposição, além de diminuir mais rapidamente de peso.